O atendimento ao idoso é importante não simplesmente pelo quadro de reclusão social atual em que vivemos, pois muitas vezes nossos idosos estão em isolamento dentro de casa independente desta situação. São muitos os motivos que levam o idoso a se isolar de tudo e de todos e reconhecer. Nossa proposta é intervir nestas causas.
O objetivo principal do programa é promover qualidade de vida com intervenção cognitiva, motora, emocional e apoio familiar. Este programa não substitui o acompanhamento médico. Em alguns casos é indicada a liberação pelo médico para realização das atividades motoras.
Atividades cognitivas exercitadas pelos idosos são linguagem, atenção, funções executivas, visuopercepção, orientação espacial e temporal. Já as tarefas motoras objetivam melhorar o desempenho de tarefas de vida diária e capacidade respiratória.

Qual a relevância do Programa Melhor Idade com Qualidade?
Segundo a OMS envelhecer com qualidade é muito mais do que a falta de doenças, é a preservação da funcionalidade com a criação de adaptações para manutenção das mesmas. Porém, é sabido que dentro do processo de envelhecimento ocorrem muitas mudanças fisiológicas, psíquicas, sociais e culturais. Essas alterações causam impacto tanto na parte física do sujeito quanto psicológica. O cuidado com a saúde mental deve ser em qualquer idade.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) apresentou uma pesquisa em que cerca de 10% da população com mais de 85 anos sofrem de depressão. Existe uma série de fatores que podem abalar a saúde mental dos idosos como: aposentadoria, estresse, processos de luto, questões familiares, agravamento de doenças que podem incapacitar e a aceitação do declínio motor e cognitivo que é inevitável com o tempo.
O atendimento psicológico para a terceira idade oferece um espaço de escuta terapêutica permitindo que o idoso fale de seus sofrimentos. Afinal para além de todas as alterações do envelhecimento, existem dificuldades que vão além do biológico e que merecem atenção. É preciso resgatar a autonomia do sujeito e mantê-lo protagonista de sua própria vida.
Envelhecer não é sinônimo de adoecimento. É possível passar por este processo com qualidade, mantendo hábitos saudáveis como uma alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e zelando pela saúde mental.
Durante este período de pandemia, o atendimento online surge como ferramenta para continuidade do Programa.
Referências
CHARIGLIONE, Isabelle (2010) - A influência de diferentes tipos de treinos cognitivos na memória de idosos institucionalizados [Em linha]. Brasília : Universidade de Brasília. [Consult. 29 Set. 2010]. Dissertação de mestrado. Disponível em WWW: http://dominiopublico.qprocura.com.br/dp/114284/A-influencia-de-diferentes-tipos-de-treinos-cognitivos-na-memoria-de-idosos-institucionalizados.html.
Organização Mundial da Saúde( 2015) - Relatório Mundial de Envelhecimento e Saúde. Disponível em https://sbgg.org.br/wp-content/uploads/2015/10/OMS-ENVELHECIMENTO-2015-port.pdf . Acesso em 30 Maio , 2o2o.
Organização Pan-Americana da Saúde (2017 )-Tema dia mundial da Saúde. Disponível em https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5391:tema-do-dia-mundial-da-saude-de-2017-depressao-e-debatida-por-especialistas-em-evento-na-opas-oms&Itemid=839. Acesso em 30 Maio , 2o2o.
Santos , Lima (2014) - O Idoso e o Processo de Envelhecimento: Um estudo sobre a qualidade de vida na terceira Idade. Revista de Psicologia. Ano 8, No. 24, Novembro/2014 - ISSN 1981-1179. Edição eletrônica em http://idonline.emnuvens.com.br/id.Acesso em 30 Maio , 2o2o.
SOUZA, Juliana ; CHAVES, Eliane (2005) – O efeito do exercício de estimulação da memória em idosos saudáveis. Revista da Escola de Enfermagem USP [Em linha]. Vol. 1, nº 39, p. 13-19. [Consult. 16 Jun. 2011]. Disponível em WWW: http://www.ee.usp.br/reeusp/upload/pdf/40.pdf.


Comments