Enfim dezembro.... 2020 inesquecível. Os livros de história darão destaque ao ano da pandemia e do isolamento social. Muitas crianças e adolescentes ficaram dentro de casa, sem contato com os amigos e até familiares mais distantes. Não foi fácil ficar este tempo enfrentando incertezas e conflitos e até mesmo o medo.
Mas está chegando o esperado momento das férias e muitas famílias deparam com a negativa de não poderem viajar. O momento da segunda onda de contaminação está bem alarmante e algumas famílias possivelmente optarão por ficar em casa.
E os pais com certeza ouvirão esta frase: Ah, neim! Não tem nada o que fazer.
Uma opção seria a de criar dentro de casa um espaço para "aventuras cognitivas". O que é isto? Criei o termo agora para poder explicar que pode explorar o mundo de uma forma prazerosa, criativa e que estimula a parte cognitiva.
Bem, o raciocínio lógico matemático é algo que se desenvolve na interação com o ambiente, explorando-o. Começa com a curiosidade natural do bebê e fica mais forte após os dois anos quando a criança já se expressa melhor.
A criança começa a explorar e se maravilhar de pequenos detalhes. Estes detalhes auxiliam a criança a formar memória, pois ela vai armazenando as informações na sua mente e assim formam as conexões.
Desta forma, desenvolve a linguagem, a emoção, motor e a cognição. Vou me ater neste artigo a parte cognitiva e ainda recortando o raciocínio lógico matemático. O bebê já pode ser estimulado a desenvolver o raciocinio lógico matemático.
Pensando nisto, foi criado nos Estados Unidos na década de 1990, STEAM é um acrônimo em inglês para as disciplinas Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
É sabido que o raciocínio lógico matemático é menos estimulado que as demais áreas.
É uma abordagem pedagógica que integra áreas e é baseada em projetos, ou seja, não só ver o conhecimento de forma fragmentada, mas integrada e assim as crianças desenvolvem habilidades e as competências descritas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pois aborda tanto as socioemocionais quanto as cognitivas.
E como trabalha isto?
A partir do sexto mês aproximadamente, já pode dar brinquedos para o bebê fazer os encaixes de peças. Deixe-o fazer de forma solta e espontânea e depois o ajude a realizar a tarefa de forma estruturada.
A partir de um ano, dê brinquedos encaixe um pouco mais complexo. Quebra cabeças de duas peças são recomendáveis, desde que as peças sejam grandes e com imagens mais simples de preferência de formas geométricas.
A partir de dois anos, quando a criança já tiver mais facilidade para expressar, ofereça Legos. É importante explorar os mais complexos a medida que a criança vai crescendo.
A partir de quatro anos, a criança já consegue fazer muitas atividades bem mais complexas.
Pode ir desde a tradicional montagem do trem e seus trilhos até alguns robôs.
Aos oito anos, alguns já conseguem iniciar aos procedimentos de robótica.
E não se preocupe se voce, pai, mãe ou avós não sabem nem por onde começar, eles sabem.....Parece até mágica, a criança pega as peças e já entendem a lógica.
E as tardes serão mais interessantes se a família permitir que as aventuras cognitivas permeiem a relação.
Ajude a criança a observar o manual de instrução. Lá tem o passo a passo para fazer os encaixes das formas. Não permita que ela faça de qualquer maneira. Após a primeira montagem, deixe-a criar outras formas. Assim, ela aprenderá a cumprir ordens e também a criar, sabendo que existem momentos distintos para cada comportamento.
Quem sabe desta forma, a frase da criança muda, hein... "Oba! tenho muito o que fazer". Vale a pena a tentativa. E se der errado, tente de novo!
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