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Foto do escritorFranciene Assunção

O processo de leitura e as funções cognitivas relacionadas

Atualizado: 5 de jun. de 2020


O ato de ler envolve velocidade de processamento já que o indivíduo precisa realizar a correspondência dos grafemas (letras) em unidades sonoras (fonemas) de forma fluente para então desenvolver a capacidade de compreender o que está lendo. Nas primeiras séries escolares o aluno é levado a desenvolver de forma cada vez mais automatizada o processo de decodificação. Esse processo exige habilidades como linguagem, consciência fonológica, percepção e memória.


Há vários modelos de análise sobre as habilidades envolvidas para o processo de compreensão textual. O mais utilizado é o Modelo de dupla–rota que considera dois processos de leitura: o fonológico, em que há necessidade de decodificar sílabas para entender as palavras. Nesse processo o aluno pode apresentar dificuldade de compreender algumas palavras que se modificam pelo contexto. A outra forma de leitura de palavras é pelo acesso lexical no qual o indivíduo identifica palavras pelo contexto. Sendo assim o mesmo pode ter dificuldade de reconhecer palavras novas quando submetido à leitura de um texto que exige fluência.

Portanto há diversos componentes das habilidades cognitivas envolvidos na capacidade de compreensão das informações lidas. Funções cognitivas como linguagem, memória, atenção e raciocínio lógico irão permear a boa fluência da leitura.

O papel das funções executivas no processo de compreensão textual é fornecer instrumentos que auxiliam no controle do comportamento e das funções cognitivas. Essa tarefa é consciente e direcionada a metas. Portanto, não é um processo automático e auxilia na competência para se chegar ao sucesso da tarefa. Dessa forma é importante que o leitor tenha conhecimento sobre seu funcionamento cognitivo e também das estratégias para o bom funcionamento da atenção, memória e organização mental. Saiba o quanto essas funções são importantes para uma leitura eficaz e produtiva.


Diante dos expostos acima podemos inferir que a compreensão de leitura de textos demanda recursos atencionais e de memória, bem como estratégias de organização e realização de raciocínios. Entre outros aspectos as funções executivas ajudam a autogerenciar e alcançar os objetivos da atividade de leitura.



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