top of page
Buscar

Por que as crianças trocam V e F ?


Existem um conjunto de trocas muito recorrente na vida escolar das crianças. É comum professores e pais comentarem sobre esse grupo, mas você sabe porque eles ocorrem de forma tão frequente?

ree

Chamamos essas letras de pares mínimos na produção oral da fala. Isso quer dizer que a diferença entre esses dois sons (fonemas) é apenas uma característica auditiva: a vibração das pregas vocais na laringe durante a produção desses sons. Essa diferença não pode ser vista ao observar a produção do som, ela pode ser sentida e ouvida. Então, a criança precisa ter uma boa audição e uma atenção adequada durante o aprendizado da fala para compreender essa diferença. Assim, desde quando a criança começa a falar até quando ela começa a aprender a escrever ela deve ser orientada a prestar atenção na oposição dos sons.

Essa diferença na produção deve ser analisada pela criança, que deve ser orientada de forma clara e direta sobre a oposição evitando que a correlação letra - som se estabeleça de forma errada ou frágil.

Na nossa língua temos outros pares de sons com a mesma característica: P e B, S e Z, T e D, e também C e G.

ree

 
 
 

Comentários


Blog Vias do Saber

Rua Dante, 200 - São Lucas, Cep.: 30240-290 |  Belo Horizonte-MG
Telefone: 31 3241-4372 / 2555-4372                      

Email: secviasdosaber@gmail.com

  • nstagram
bottom of page