Com certa frequência os pais fazem essa pergunta ao serem orientados a procurar um fonoaudiólogo pois seu filho não fala corretamente, e o processo de alfabetização irá se intensificar na escola. O termo intensificar foi utilizado pois a escola é um ambiente de estimulação constante de aprendizado das letras, formas e demais conceitos importantes para a alfabetização.
Pois bem, por quê?
A alfabetização nada mais é que instrução sobre um conjunto de códigos (as letras) que ao serem associadas geram palavras com significado. Então a capacidade de organizar essas letras de forma correta permite comunicar por meio escrito. Essa comunicação já existe na oralidade. Essa criança já sabe associar os movimentos de boca necessários para a produção da sequência de sons corretas para produzir uma palavra, ou frase com significado. E mais, com o significado que ela deseja comunicar. A oralidade é um treino. É o espaço onde a criança aprende a concordar gênero, número e demais características da língua que também são aplicadas à escrita.
Desse movimento de falar surge uma nova associação: os sons (fonemas) são associados aos grafemas (letras) e com auxílio da fala a criança aprende a sequenciar os grafemas e formar palavras escritas, e frases escritas.
Pensando nesse “auxílio” faz todo sentido a preocupação da escola com a fala, pois essa será a “pista” que a criança utilizará durante o processo de alfabetização para sequenciar as letras. Se a criança fala errado ela irá associar o som (fonema) produzido por ela a letra (grafema) e essa associação pode acompanhar a criança ao longo da vida, exigindo mais da atenção para corrigir uma relação automática errada.
Quer saber mais?
https://youtu.be/bsUrhLKaQ6A
@falamaisfran
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