A avaliação neuropsicológica tem por objetivo a investigação das funções cognitivas tais como a atenção, linguagem, memória, visuoconstrução e as funções executivas (memória operacional, flexibilidade e controle inibitório), bem como os aspectos emocionais e comportamentais, devido à grande importância que as mesmas têm no processo de ensino-aprendizagem, socialização e na funcionalidade diária.
Baseando-se em instrumentos adequados (testes neuropsicológicos e escalas para a avaliação do desenvolvimento), anamnese e análises qualitativas do paciente, obtém-se um resultado mais fidedigno das funções avaliadas, o que pode instrumentar diferentes profissionais, tais como médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos, promovendo uma intervenção terapêutica mais eficiente.

É específica para cada faixa etária, visando exatamente rastrear as especificidades, e o que é ou não esperado de cada criança e adolescente na fase do desenvolvimento em que se encontra.
É indicada a partir de qual idade?
É indicada para todas as idades. Porém, existem testes neuropsicológicos validados para avaliar crianças à partir de 2 anos e meio de idade. Sendo que, o trabalho de Avaliação Neuropsicológica para esta idade vai além dos testes e escalas de desenvolvimento, levando em consideração uma série de fatores comportamentais da criança e ainda da família.
Em que situações devo procurar realizar uma Avaliação Neuropsicológica?

Atraso de fala;
Atraso no desenvolvimento motor;
Inquietude motora.
Dificuldade de interação social (com os familiares e colegas - pouca interação com o ambiente, inclusive com a mãe, não correspondendo às brincadeiras);
Desregulação emocional frequente (ataques de raiva e agressividade (física ou verbal);
Dificuldade no desempenho escolar – alfabetização tardia, leitura abaixo do esperado para a idade, não compreende o que lê, comete erros ortográficos e letra ilegível. Na matemática evidencia dificuldade no raciocínio ou não decora os fatos.
Lentidão na execução das tarefas, sejam elas acadêmicas ou do cotidiano (como escovar os dentes, tomar banho e para comer).
Não aprende com a rotina, sendo necessário outra pessoa lembrá-lo para cumprir suas atividades diárias;
Dificuldades Atencionais: comete erros por falta de atenção, além de ser esquecido e desorganizado.
Por isso, é importante que os pais fiquem atentos. Caso surjam sinais e sintomas, é preciso procurar um especialista da área (neuropsicólogo) para que possam receber as orientações necessárias.
E por que uma avaliação neuropsicológica se torna importante?
Para mapear os aspectos emocionais e cognitivo da criança, adolescente e jovens adultos (universitários), correlacionando com a queixa apresentada para então sugerir a hipótese diagnóstica e o tratamento. Afinal, quanto mais precoce for o diagnóstico e mais imediata for a intervenção, maiores são as chances da criança desenvolver um repertório comportamental e cognitivo dentro do previsto para as crianças da mesma idade. Além do mais, conhecer a criança favorece orientação apropriada aos pais e aos educadores.


Comments