Equipe Multiprofissional
A equipe é composta por diversos profissionais que atuam tanto na avaliação quanto intervenção.
Neurologia
Maria Amin
Pediatra com área de atuação na Neurologia da Infância e Adolescência
CRMMG 17297
Avalia a história clínica da criança/adolescente. Solicita e analisa resultados de exames complementares. Indica e considera as avaliações de outros profissionais (psicólogo, neuropsicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicomotricista, pedagogo) para fechamento de diagnóstico, sugestão de intervenção escolar e clínica e acompanhamento do tratamento.
Psiquiatria
Mariany Gomes
Psiquiatra
CRMMG 29168
A avaliação psiquiátrica é feita por um médico especialista em psiquiatria, com objetivos de elaboração diagnóstica e de planejamento terapêutico. O psiquiatra colhe a história clínica do paciente e realiza o exame de seu estado mental, que pode ser complementado com exame físico e neurológico, quando necessários. Para auxiliar sua avaliação, o médico pode solicitar testes psicológicos neuropsicológicos, laboratoriais e exames de imagem, como a ressonância magnética. Os procedimentos diagnósticos são norteados a partir de critérios da Organização Mundial de Saúde (CID-10) e da American Psychiatric Association (DSM-V). O tratamento psiquiátrico pode incluir medicamentos e psicoterapia, assim como orientações e psicoeducação sobre os transtornos mentais e tratamentos.
Neuropsicologia
Viviani Guedes
Neuropsicóloga
CRP 28490
Isabella Barnabé
Neuropsicóloga
CRP 04/50436
A avaliação neuropsicológica tem por objetivo investigar as funções cognitivas tais como a atenção, linguagem, memória, visuoconstrução e funções executivas (memória operacional, flexibilidade e controle inibitório), bem como os aspectos emocionais e comportamentais, devido à grande importância que os mesmos têm no processo de ensino-aprendizagem, socialização e funcionalidade diária. Basea-se em instrumentos adequados (testes neuropsicológicos e escalas para a avaliação do desenvolvimento), anamnese e análises qualitativas do paciente, obtém-se um resultado mais fidedigno das funções avaliadas, o que possibilita instrumentar diferentes profissionais, tais como médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos, promovendo uma intervenção terapêutica mais eficiente. A avaliação é específica para cada faixa etária, visando exatamente rastrear as particularidades, e o que é ou não esperado de cada criança na fase do desenvolvimento em que se encontra.
Psicologia
Holiana Gomes
Psicóloga
CRP 04/30635
Atua com Avaliação de Desempenho Comportamental e Funcional na fase pré-escolar, que é um instrumento de mensuração de características por meio de registro de amostras de comportamentos e respostas do indivíduo, que visa descrever e/ou mensurar funcionalidades e processos psicológicos, compreendidos tradicionalmente nas áreas de emoção/afeto, cognição/inteligência, atenção, memória e percepção. A avaliação abarca escalas, inventários, questionários e métodos projetivos/ expressivos. Auxilia no diagnóstico diferencial e na indicação de possíveis intervenções terapêuticas. Na intervenção psicológica busca promover a saúde mental do indivíduo, compreender sua subjetividade e acolher suas demandas. Ela opera para que o indivíduo possa aliviar aflições, modificar e restaura situações de stress. Trabalha os sentimentos, pensamentos confusos, autoestima e confiança. Explorar o funcionamento da atenção, memória, linguagem, organização e planejamento, percepção, comportamento e humor. Realiza tratamento através do Método Resseguier, um método de reabilitação física e mental, que tem como objetivo o fortalecimento da própria identidade, a consciência corporal e equilíbrio sensorial. Treinamento de Pais e Orientação Profissional.
Tamiris Costa
Psicóloga Clínica
CRP - 04/58003
Atendimento psicoterápico (escuta terapêutica), a adolescentes e adultos, com foco maior a idosos. Atendendo as demandas como: depressão, ansiedade, stress, questões de autoestima. O enfoque do trabalho com idosos tem como objetivo dar espaço a ele para falar de suas queixas , perdas assim como as demais dificuldades enfrentadas nesta fase da vida.
Fonoaudiologia
Franciene Assunção
Fonoaudióloga
CRFa 6- 3351
Investiga as habilidades da linguagem oral e escrita. Mapea o impacto atual a alerta para dificuldades nas etapas posteriores tanto na alfabetização quanto compreensão leitora. A avaliação é realizada em 3 sessões, sendo uma hora de entrevista com os pais/responsáveis e duas horas de atividades com a criança. Além disto, oferece orientações para elaboração do plano de intervenção considerando as prioridades e as habilidades da criança no contexto familiar e educacional.
A profissional realiza supervisão e orientação junto aos pais e profissionais clinicos de forma presencial e on line.
Letícia Palmer
Fonoaudióloga
CRFa: 6-5316
Atende mulheres gestantes e nutrizes orientando quanto aos impactos que sentimentos variados podem trazer ao desenvolvimento comunicativo dos bebês. Avalia bebês e crianças em idade pré escolar investigando se o desenvolvimento comunicativo e de linguagem estão adequados à idade. Realiza diagnóstico diferencial nos transtornos comunicativos.
Pedagogia
Ozana Leal
Neuropedagoga
Avalia crianças, adolescentes, jovens e adultos por meio de testes padronizados e entrevistas estruturadas, esclarecendo sobre o perfil de aprendizagem. Verifica habilidades de leitura, escrita e cognição matemática. Orienta quanto a metodologia de aprendizagem mais eficaz a ser abordada em ambiente acadêmico. Em acordo com os pais ou com o próprio paciente, é realizado contato com a instituição escolar para adequação curricular ou orientações quanto ao manejo pedagógico.
Lucrécia Vera
Psicopedagoga
A atuação consiste em auxiliar o estudante com estratégias para melhoria da aprendizagem. Para isso age no incentivo a organização de estudos, estimulação das habilidades cognitivas e metacogniçao, ou seja, ensinar a pessoa como gerenciar suas habilidades executivas para aprender com eficácia. Atua também na investigação de possíveis dificuldades ou transtornos de aprendizagem por meio de avaliação criteriosa, propondo estratégias de intervenção e/ou sugerindo adequações curriculares junto às instituições escolares.
Heloísa Marasc
Pedagoga Psicomotricista e Screener da Síndrome de Irlen
Atua na Avaliação da Percepção Visuomotora com objetivo de avaliar a coordenação olho-mão que estão relacionados a produção escrita e ao equilíbrio motor do indivíduo. Investigação da Percepção visual – rastreamento para Síndrome de Irlen. Avalia a Performance Motora considerando seu desenvolvimento evolutivo; identificando sinais de alerta nos transtornos neuroevolutivos. Nas áreas motoras acompanhando as etapas evolutivas e desenvolvimentais do indivíduo Estimulo das funções cognitivas através do PEI - Programa de Enriquecimento Instrumental para modificabilidade interna, trabalhando elaboração de estratégias, atenção, memória, organização, planejamento e percepção. Coordenada e atua no Programa Melhor Idade com Qualidade a promover a estimulação cognitiva, melhora na coordenação motora, além de auxiliar no relacionamento familiar com o idoso.