Quando realizamos o atendimento psicopedagógico de uma criança ou adolescente, é comum que algumas crianças tenham dificuldade na realização da imagem mental, mas vamos lá..... o que é isto? A criança lê o texto, mas não forma na sua mente um desenho do que leu e não consegue depois fazer o reconto ou quando faz, parece mais que decorou que entendeu.
Isto está relacionado a compreensão textual. A compreensão de um texto requer dois aspectos: literal e inferencial. O literal está relacionado ao que está escrito no texto e o inferencial ao que está implicito, mas que é escondido e que o ledor entende que é.
Esta dificuldade pode estar relacionada a um quadro de desatenção, de desorganização, falta de planejamento e até mesmo à linguagem. Para verificar de fato o problema é recomendável uma avaliação multidisciplinar com neurologista, neuropsicólogo, fonoaudiólogo e pedagogo.
Após as avaliações, há a recomendação de qual profissional irá atender esta criança ou adolescente e vem o momento da intervenção. Uma das estratégias é a leitura mediada de uma história em quadrinhos.
A história em quadrinhos ajuda a criança a entender que quando ela lê um texto, precisa formar na mente um monte de informações: como é o lugar, como o personagem estava, qual é a expressão facial que ele usou, como gesticulou, como andou, qual foi a reação do outro personagem diante da fala do personagem e por ai vai.....
É uma série de informações que precisam ser observadas e os quadrinhos fazem isto. Além disto, ajuda também na memorização da sequência dos eventos que são montados em quadrinhos, isto ajuda demais a criança a organizar as informações.
E quem não gostou de um gibi? Como é prazerosa a leitura, não é mesmo? Após estas leituras, o mediador pode oferecer outros tipos de textos, mas sempre voltando nas histórias em quadrinhos.
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