Cursos EaD
Ementa: Síndromes relacionadas ao rebaixamento cognitivo e o impacto na aprendizagem escolar. Carga horária: 4 horas Público alvo: Profissionais diversos da área de saúde e educação.
Ementa: Fases do desenvolvimento da fala e da audição, sua co-relação com as demais habilidades infantis e como esse período é relevante para a alfabetização. Carga horária: 4 horas Público alvo: Profissionais diversos da área de Saúde e Educação.
Ementa: Síndromes relacionadas ao rebaixamento cognitivo e o impacto na aprendizagem escolar. Carga horária: 4 horas Público alvo: Profissionais diversos da área de saúde e educação.
Ementa: Será ensinado como levantar dados preditivos para transtornos do neurodesenvolvimento e transtornos de aprendizagem específico (dislexia e discalculia), uma vez que é na anamnese onde detectamos 90% da hipótese diagnóstica.
Ementa: Etapas do desenvolvimento auditivo; Indicações e testes que compõem a avaliação; Caracterização e tratamento dos problemas do processamento auditivo.
Carga horária: 4 horas Público alvo: Profissionais diversos da área de Saúde e Educação.
Ementa: Etapas do desenvolvimento auditivo; Indicações e testes que compõem a avaliação; Caracterização e tratamento dos problemas do processamento auditivo.
Carga horária: 4 horas Público alvo: Profissionais diversos da área de Saúde e Educação.
Ementa: Definição e sintomas do TDAH, avaliações multidisciplinares para diagnóstico e tratamento, possíveis impactos na aprendizagem Carga horária: 04 horas. Público alvo: psicopedagogos, pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, professores e afins
Ementa: Definição e sintomas do TDAH, avaliações multidisciplinares para diagnóstico e tratamento, possíveis impactos na aprendizagem Carga horária: 04 horas. Público alvo: psicopedagogos, pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, professores e afins
Ementa: Informações de como estruturar de forma clara e objetiva os resultados coletados, correlacionando-os com a queixa para estruturar o raciocínio clínico.
Ementa: compreender o que é uma avaliação neuropsicológica e quais são seus objetivos no âmbito acadêmico. Quando as crianças apresentam problemas de aprendizagem, mais importante que identificá-lo é entender suas origens para que assim sejam utilizadas práticas de intervenção mais personalizadas e baseada em evidências científicas.
Ementa: Discussão sobre a aplicação das provas piagetianas e suas contribuições para o processo de verificação da estrutura cognoscitiva em que a criança ou adolescente opera. Técnicas de aplicação e simulação de estratégias.
Carga horária: 3 horas Público alvo: pedagogos, psicopedagogos e profissionais da educação
Ementa: Discussão sobre a aplicação das provas piagetianas e suas contribuições para o processo de verificação da estrutura cognoscitiva em que a criança ou adolescente opera. Técnicas de aplicação e simulação de estratégias.
Carga horária: 3 horas Público alvo: pedagogos, psicopedagogos e profissionais da educação
Ementa: Conceito e cronologia das aquisições fonológicas. Discussão sobre dificuldades fonológicas que causam problemas de aprendizagem.
Carga horária: 4 horas Público alvo: Fonoaudiólogos, Pedagogos e Profissionais da Educação
Ementa: Conceito e cronologia das aquisições fonológicas. Discussão sobre dificuldades fonológicas que causam problemas de aprendizagem.
Carga horária: 4 horas Público alvo: Fonoaudiólogos, Pedagogos e Profissionais da Educação
Ementa: Transtornos do Neurodesenvolvimento do ponto de vista médico e qual seu viés no Perfil Neuropsicológico.
Ementa: Acolhimento e anamnese, formas de estabelecer contato com a criança, ampliando os objetivos da terapia fonoaudiológica.
Carga horária: 4 horas Público alvo: Fonoaudiólogos
Ementa: Transtornos do Neurodesenvolvimento do ponto de vista médico e qual seu viés no Perfil Neuropsicológico.
Ementa: Acolhimento e anamnese, formas de estabelecer contato com a criança, ampliando os objetivos da terapia fonoaudiológica.
Carga horária: 4 horas Público alvo: Fonoaudiólogos
Ementa: Etapas do desenvolvimento auditivo; achados na avaliação do processamento auditivo; processamento auditivo e aprendizagem, estratégias para lidar com alunos com desordens do processamento auditivo.
Carga horária: 4 horas Público alvo: Fonoaudiólogos e Profissionais da Educação.
Ementa: Critérios diagnósticos. Diagnóstico diferencial com ansiedade. Comorbidades mais frequentes. Mitos e verdades. Estratégias de como compreender, lidar e auxiliar a superar as dificuldades. Resposta mínima. Redução de danos. Tratamento medicamentoso e terapêutico.
Ementa: Etapas do desenvolvimento auditivo; achados na avaliação do processamento auditivo; processamento auditivo e aprendizagem, estratégias para lidar com alunos com desordens do processamento auditivo.
Carga horária: 4 horas Público alvo: Fonoaudiólogos e Profissionais da Educação.
Ementa: Aspectos de linguagem ligados ao desenvolvimento da criança, atenção voltada para os meios de contato com o outro, percebendo os sinais de risco para autismo, discussão de casos clínicos.
Carga horária: 4 horas Público alvo: Profissionais da área da saúde e Professores
Ementa: Informações sobre quais testes e escalas a serem utilizadas, como também ensinar a aplicação dos mesmos.
Ementa: Aspectos de linguagem ligados ao desenvolvimento da criança, atenção voltada para os meios de contato com o outro, percebendo os sinais de risco para autismo, discussão de casos clínicos.
Carga horária: 4 horas Público alvo: Profissionais da área da saúde e Professores
Ementa: AParâmetros para análise do desenvolvimento da habilidade de leitura. Diagnóstico e risco/alerta para dislexia. Avaliações multidisciplinares relevantes na investigação, além de estratégias escolares e clínicas que auxiliam a criança no aprendizado.
Carga horária: 8 horas Público alvo: Fonoaudiólogos, Pedagogos e Profissionais da Educação.
Ementa: AParâmetros para análise do desenvolvimento da habilidade de leitura. Diagnóstico e risco/alerta para dislexia. Avaliações multidisciplinares relevantes na investigação, além de estratégias escolares e clínicas que auxiliam a criança no aprendizado.
Carga horária: 8 horas Público alvo: Fonoaudiólogos, Pedagogos e Profissionais da Educação.
Ementa: Definição, tipos de perda, identidades culturais, possíveis perfis pedagógicos e estratégias de intervenção escolar tanto em sala de aula quanto no atendimento individual ou AEE (especializado). Metodologias adequadas para aprendizagem.
Ementa: Informações acerca do princípio da educação inclusiva, respaldo legal, a implementação do atendimento especializado através da sala de recursos e as formas de atendimento. Esclarece sobre os tipos de atendimentos específicos para pessoas com déficits: visual, auditivo, físico, cognitivo, múltiplo e transtorno do espectro autista.Profissionais responsáveis: Neurologista e Pedagoga.
Ementa: Informações sobre respaldo legal e o novo contexto avaliativo brasileiro na educação básica, ENEM, vestibulares e ensino superior. Estratégias mais comuns nos processos seletivos, sendo as mediadoras (ledor, transcritor e intérpretes) e estruturais/ambientais (local separado distância de estímulos auditivos e visuais). Relatos de casos e de relatórios de sucessos atendidos pela equipe de profissionais da clínica. Carga horária: 4 horas Público alvo: Pedagogos e Professores
Ementa: Definição, tríade de alteração, principais perfis pedagógicos, manejo pedagógico e metodologia de aprendizagem.
Ementa: Informações sobre respaldo legal e o novo contexto avaliativo brasileiro na educação básica, ENEM, vestibulares e ensino superior. Estratégias mais comuns nos processos seletivos, sendo as mediadoras (ledor, transcritor e intérpretes) e estruturais/ambientais (local separado distância de estímulos auditivos e visuais). Relatos de casos e de relatórios de sucessos atendidos pela equipe de profissionais da clínica. Carga horária: 4 horas Público alvo: Pedagogos e Professores
Ementa: Informações acerca do princípio da educação inclusiva, respaldo legal, a implementação do atendimento especializado através da sala de recursos e as formas de atendimento. Esclarece sobre os tipos de atendimentos específicos para pessoas com déficits: visual, auditivo, físico, cognitivo, múltiplo e transtorno do espectro autista. Carga horária: 4 horas Público alvo: Pedagogos e Professores
Ementa: Perfil neuropsicológico e pedagógico do escolar com nível superior e muito superior. Principais características de superdotação ou perfil próximo. Evidência de disfunção executiva ou dificuldades no registro. Manejo pedagógico. Estratégias de aceleração, enriquecimento curricular e monitoramento.
Ementa: Informações acerca do princípio da educação inclusiva, respaldo legal, a implementação do atendimento especializado através da sala de recursos e as formas de atendimento. Esclarece sobre os tipos de atendimentos específicos para pessoas com déficits: visual, auditivo, físico, cognitivo, múltiplo e transtorno do espectro autista. Carga horária: 4 horas Público alvo: Pedagogos e Professores
Ementa: Exposição dos testes disponíveis para avaliação do processamento numérico e cálculos em crianças de 06 a 12 anos. Correção e análise dos testes, com apontamento para elaboração de relatório. Levantamento de estratégias de intervenção escolar e clínica. Carga horária: 08 horas Público alvo: Pedagogos e Professores
Ementa: Perfil neuropsicológico e pedagógico do escolar com nível abaixo da média. Principais características. Evidência de disfunção executiva. Manejo pedagógico. Estratégias de adequação curricular. Avaliação.
Ementa: Definição. Caracterização dos quatro tipos de metodologias. Aplicabilidade no contexto escolar. Mapeamento dos grupos contemplados, indo do déficit cognitivo até altas habilidades. Principais abordagens e materialidade.
Ementa: Apresentação dos testes mais usados (aplicação e correção) em crianças de 06 a 12 anos. Análise do desempenho acadêmico relacionado à idade e etapa escolar. Levantamento das estratégias de intervenção escolar e clínica. Carga horária: 08 horas Público alvo: Pedagogos e Professores
Ementa: Informações sobre as principais características do desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo da fase pré-escolar.
Ementa: Compreensão do senso numérico na criança e habilidades necessárias para cada idade e etapa escolar. Discussão sobre as inadequações das habilidades do processamento numérico e cálculos que são verificadas em avaliações multidisciplinares. Estratégias para melhorar o trabalho do professor e da família junto à criança. Carga horária: 04 horas Público alvo: Profissionais e Estudantes da Educação
Ementa: Estratégias de intervenção com crianças.
Ementa: Definição, mitos e verdades, consequências do diagnóstico, tratamento. Carga horária: 02 horas Público alvo: pedagogos, professores, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos.
Ementa: Conceituação das dificuldades em leitura, escrita e matemática, orientação sobre estratégias ambientais, cognitivas e estruturais que podem ser adotadas pela equipe docente na rotina escolar e na avaliação. Carga horária: 08 horas Público alvo: Gestores, coordenação e docentes, além de estudantes da área de educação.
Ementa: Panorama sobre as plataformas digitais mais usuais. Principais dificuldades apresentadas e queixas dos pais. Como mediar? De que forma adequar o conteúdo ao perfil pedagógico.
Ementa: Conceito e definição da atenção, facilitadores e dificultadores dos processos atencionais, condição do indivíduo frente aos estímulos do ambiente e estratégias potencializadoras da atenção seletiva, alternada e concentrada. Carga horária: 04 horas Público alvo: Profissionais diversos, estudantes e afins
Ementa: Informações das principais dificuldades apresentadas por escolares em leitura, escrita e matemática. Levantamento de hipóteses acerca de transtorno de aprendizagem global ou específica. Estratégias de intervenção clínica e escolar. Adequação curricular. Avaliação. Manejo pedagógico.
Ementa: Apresentação de cinco jogos que estimulam atenção alternada, seletiva e concentrada. Instrução sobre regras e análise do comportamento durante o jogo. Adequação do objetivo do jogo de acordo com o perfil do grupo de escolares a serem estimulados. Utilização dos jogos como instrumento de aprendizagem, estimulando as habilidades prejudicadas. O curso é dividido em parte teórica e prática. Carga horária: 04 horas Público alvo: Profissionais e estudantes das áreas de educação e saúde.
Ementa: Informações das principais dificuldades apresentadas por escolares em leitura, escrita e matemática. Levantamento de hipóteses acerca de transtorno de aprendizagem global ou específica. Estratégias de intervenção clínica e escolar. Adequação curricular. Avaliação. Manejo pedagógico.
Ementa: Apresentação de jogos desenvolvidos pela equipe Vias do Saber para auxiliar na estimulação das funções executivas. Análise da importância das habilidades trabalhadas nos jogos como atenção, controle de impulsividade, planejamento para a melhoria do desempenho acadêmico. Carga horária: 04 horas Público alvo: Profissionais e estudantes das áreas de educação e saúde
Ementa: Etiologia. Diagnóstico Tratamento e intervenções. Abordagem pedagógica. Carga horária: 02 horas Público alvo: Pedagogos, Professores, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos.
Ementa: A evolução do diagnóstico. Reconhecimento das capacidades e encaminhamento adequado. Carga horária: 02 horas Público alvo: Pedagogos, Professores, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos.
Ementa: Síndromes relacionadas ao rebaixamento cognitivo e o impacto na aprendizagem escolar. Carga horária: 04 horas Público alvo: Profissionais diversos da área de saúde e educação
Ementa: Definição e sintomas do TDAH, avaliações multidisciplinares para diagnóstico e tratamento, possíveis impactos na aprendizagem Carga horária: 04 horas. Público alvo: psicopedagogos, pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, professores e afins
Ementa: “Como posso ajudar meu filho? Qual o melhor lugar e a melhor hora?” Identificando distratores, reconhecendo fortalezas e debilidades. Técnicas de estudo e simulações de estratégias. Carga horária: 02 horas Públicos alvo: Pais
Ementa: Teste de percepção, os comportamentos da criança sob o olhar da psicologia. Desenvolvendo habilidades comportamentais. A postura diante da família. Ordens da ajuda e cuidando da autoestima da criança; Carga horária: 02 horas Públicos alvo: Educadores
Ementa: A atitude apropriada para resolver conflitos em sala de aula. Exemplos de administração de problemas a partir da visão sistêmica. O uso do teatro como estratégia de sensibilização. Carga horária: 02 horas Públicos alvo: Educadores e Pais
Ementa: Etapas da formação da identidade. Estimulação precoce. O brincar em diferentes faixas etárias. Jogos corporais na educação infantil. Dinâmicas de sensibilização e reflexão. Carga horária: 08 horas Públicos alvo: Educadores e Pais
Ementa: Etapas do desenvolvimento sexual, sexualidade Infantil, mitos e verdades. Os modelos de informação e aprendizagem. Brincadeiras sexuais. Dica para os pais e educadores. Carga horária: 02 horas Públicos alvo: Educadores e Pais
Ementa: Autoestima, confiança e segurança, reconhecendo potencialidades e fraquezas. Aprendendo a elogiar e técnicas para promover a autoestima. A arte do feedback e dinâmicas específicas para crianças. Carga horária: 02 horas Públicos alvo: Educadores
Ementa: Funções cognitivas e aprendizagem. Dinâmicas com o objetivo de repensar as práticas pedagógicas sob o aspecto da emoção. Estratégias de aprendizagem em matemática e português. Carga horária: 02 horas Públicos alvo: Educadores
Ementa: Prestando atenção no bom comportamento do seu filho, aprendendo a elogiar. Expectativa x Realidade: construção de metas e avaliação dos resultados. Treinamento interativo contendo dinâmicas de sensibilização e reflexão. Carga horária: programa com 4 palestras de 2 horas Públicos alvo: Pais
Ementa: Disciplina com afeto. 10 Técnicas para aplicar limite: Punição x Correção; Carinho x Elogio. Dinâmicas de sensibilização e reflexão. Carga horária: 02 horas Públicos alvo: Pais e educadores
Ementa: Formando líderes de sucesso. Aprendendo a manter os alunos motivados. Automotivação e Autoliderança. Desenvolvendo competências comportamentais. Dinâmicas de autoconhecimento e sensibilização. Carga horária: 02 horas Públicos alvo: Educadores
Ementa: Aprendendo a compreender e lidar com diferentes tipos de comportamento: agressividade, timidez, ansiedade, birra, medo, inquietude, hiperatividade; xixi na cama, rebeldia e tristeza. Eventos que produzem problemas na infância. Carga horária: 02 horas Públicos alvo: Pais e Educadores
Ementa: A função da família para o desenvolvimento saudável da criança. Valores e responsabilidades. Dinâmicas de sensibilização e reflexão. Carga horária: 02 horas Públicos alvo: Educadores e Pais




